Ação pede concessão de medida cautelar para não cumprir determinações do ministro, que bloqueou a plataforma e exigiu a indicação de um representante da empresa no Brasil.
 
A plataforma Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram com uma nova ação na Justiça dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
A ação foi protocolada no sábado (22) e noticiada neste domingo (23), pelo portal g1. O documento questiona a determinação de Moraes, anunciada na sexta-feira (21), de bloquear a plataforma Rumble, uma rede social de vídeos similar ao YouTube. Na ocasião, a Rumble ameaçou processar Moraes, juntamente com o grupo de comunicação de Trump.
 
Na ação protocolada, a Rumble e a Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigadas a cumprir a determinação do ministro.
 
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2025
Notícias do Brasil
Rede social Rumble é bloqueada no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes
 
"Na ausência de intervenção judicial imediata e medida cautelar, os requerentes sofrerão ainda mais danos irreparáveis, incluindo a perda de liberdade [prevista na] Primeira Emenda [da Constituição americana], desafios operacionais adicionais e uma erosão permanente da confiança do usuário", diz o documento.
 
Na sexta-feira, Moraes bloqueou a atuação da plataforma no Brasil, impôs uma multa diária de R$ 50 mil à plataforma e exigiu que ela indique um representante no Brasil, da mesma forma como a rede social X.
 
"Determino a suspensão imediata, completa e integral do funcionamento do Rumble em território nacional, até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos — inclusive com o pagamento das multas — sejam cumpridas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional", informou o ministro.
 
As operadoras de Internet do país já começaram a ser notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para suspender o acesso à plataforma.