Publicação aponta o ministro da Fazenda como "a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer do Brasil um líder climático global".
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi listado pela revista Time como uma das 100 personalidades globais mais influentes no tema da sustentabilidade.
A lista foi divulgada nesta terça-feira (12) e aponta o ministro na categoria "titã", ao lado de nomes como o empresário Bill Gates, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e Wang Chuanfu, CEO e fundador da montadora de carros elétricos chinesa BYD.
A revista aponta Haddad como "a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de transformar o maior país da América Latina, que antes estava atrasado em prioridades ambientais, em um líder climático global".
"O plano de transformação climática de Haddad visa criar milhões de novos empregos verdes e impulsionar um crescimento econômico significativo", diz a revista.
O texto acrescenta que um dos planos da agenda de Haddad é "cortar a enorme dependência do setor agrícola brasileiro de fertilizantes estrangeiros investindo em produção doméstica mais verde".
"Outra [proposta de Haddad] impulsionaria o crescimento em regiões mais pobres, construindo capacidade solar e linhas de transmissão para lugares com pouca eletricidade", diz o texto.
A revista lembra ainda que Haddad espera arrecadar, por meio de um fundo inovador, US$ 125 bilhões (cerca de R$ 723 bilhões) para florestas tropicais ao redor do mundo durante a reunião do G20 no Brasil, prevista para ocorrer no Rio de Janeiro, nos próximos dias 18 e 19, e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para o ano que vem, em Belém, no Pará.