Publicação aponta o ministro da Fazenda como "a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer do Brasil um líder climático global".

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi listado pela revista Time como uma das 100 personalidades globais mais influentes no tema da sustentabilidade.
A lista foi divulgada nesta terça-feira (12) e aponta o ministro na categoria "titã", ao lado de nomes como o empresário Bill Gates, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e Wang Chuanfu, CEO e fundador da montadora de carros elétricos chinesa BYD.

A revista aponta Haddad como "a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de transformar o maior país da América Latina, que antes estava atrasado em prioridades ambientais, em um líder climático global".

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20, na sede das Nações Unidas, em Nova York - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2024
Panorama internacional
'A gente vende alegria': Brasil deve explorar G20 e COP30 para aumentar influência, dizem analistas
 
"O plano de transformação climática de Haddad visa criar milhões de novos empregos verdes e impulsionar um crescimento econômico significativo", diz a revista.
 
O texto acrescenta que um dos planos da agenda de Haddad é "cortar a enorme dependência do setor agrícola brasileiro de fertilizantes estrangeiros investindo em produção doméstica mais verde".
 

"Outra [proposta de Haddad] impulsionaria o crescimento em regiões mais pobres, construindo capacidade solar e linhas de transmissão para lugares com pouca eletricidade", diz o texto.

 
A revista lembra ainda que Haddad espera arrecadar, por meio de um fundo inovadorUS$ 125 bilhões (cerca de R$ 723 bilhões) para florestas tropicais ao redor do mundo durante a reunião do G20 no Brasil, prevista para ocorrer no Rio de Janeiro, nos próximos dias 18 e 19, e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para o ano que vem, em Belém, no Pará.