O prazo de validade do líder ucraniano Vladimir Zelensky expirou para o Ocidente, ele já deixou de ter utilidade, disse à Sputnik o presidente do partido turco Vatan (Pátria), Dogu Perincek.
O presidente dos EUA Donald Trump fez várias declarações em sua rede social Truth Social na semana passada criticando Vladimir Zelensky, chamando-o de "ditador sem eleições", e acusando-o de querer continuar o conflito com a Rússia para obter ganhos financeiros.
 

"A validade do regime de Kiev para o Ocidente e os EUA expirou. Isso foi demonstrado na Conferência de Segurança de Munique e nas últimas declarações de Trump. Zelensky já não é adequado para uso, sendo outro exemplo da política ocidental: 'Use e jogue fora'. Todos devem tirar daqui uma lição", declarou o político turco.

 
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escrevem seus desejos em uma bandeira ucraniana durante a cúpula UE-Ucrânia em Kiev, Ucrânia, em 2 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2025
Operação militar especial russa
Em 2022, Ocidente defendeu sua hegemonia pelas mãos dos ucranianos, diz economista dos EUA
Trump já havia acusado as autoridades de Kiev de frustrarem o acordo sobre metais de terras raras em troca de assistência financeira e militar dos EUA. Falando na cúpula de investimento em Miami, Trump disse que "o humorista sem grande sucesso Zelensky convenceu os EUA a gastarem US$ 350 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões) em uma guerra que não poderia ser ganha". O presidente dos EUA enfatizou que a Europa recebe uma compensação, mas os EUA simplesmente davam dinheiro para a Ucrânia.