Segundo fontes ouvidas pelo UOL, é nula a chance de Jair Bolsonaro conseguir reverter sua atual situação para concorrer nas próximas eleições presidenciais.
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consideram improvável que o ex-presidente Jair Bolsonaro consiga reverter sua condição inelegível para disputar as eleições de 2026.
Segundo informou o portal UOL, citando declarações dadas em anonimato, integrantes das duas cortes afirmaram ser nula a chance de reverter a situação do ex-presidente.
A afirmação contraria as esperanças cultivadas por aliados de Bolsonaro de que o ex-presidente pudesse ser eleito novamente nas próximas eleições presidenciais, na esteira da eleição de Donald Trump nos EUA. Segundo o UOL, alguns aliados avaliam que diante da eleição de Trump, o STF não resistirá à pressão de suspender a inelegibilidade do ex-presidente.
Bolsonaro está inelegível desde junho de 2023, após ministros do TSE votarem a favor da condenação em um julgamento que acusa o ex-presidente de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
O caso remete ao discurso feito por Bolsonaro a embaixadores em 18 de julho de 2022, poucos meses antes das eleições presidenciais, no qual lançou dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro e contestou o uso das urnas eletrônicas no país sem apresentar provas.