A greve de funcionários dos Correios completa um mês nesta quinta-feira (17) em meio ao aumento de reclamações sobre o serviço desde o início da pandemia do novo coronavírus.

As filas se tornaram comuns desde o dia 17 de agosto, quando a paralisação começou. Mas a imagem dos Correios já não vinha bem antes disso. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, registrou aumento de 64% nas reclamações contra os Correios entre janeiro e agosto de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. De 3,6 mil, passaram para mais de 6 mil.

O levantamento usa dados do portal consumidor.gov.br e do Sindec, que integra hoje 26 Procons estaduais, do DF, e de 533 Procons municipais. Como os últimos dados são de agosto, apenas duas semanas da greve podem ser medidas – e agosto não é o pior mês. A curva de reclamações acelera em maio, junto com o início da retomada do consumo em meio à pandemia.

 

“Os Correios não estavam preparados para o aumento da demanda provocada pelo coronavírus. O consumidor não tem culpa e não pode ser prejudicado e tem direito à reparação dos prejuízos que tiver sofrido”, diz Fernando Capez, presidente do Procon de São Paulo.

 

 

O monitoramento do Procon-SP está em linha com a Senacon mas, mantido o ritmo das 756 reclamações registradas até o dia 14 deste mês, setembro pode se tornar o novo recordista.

A greve piorou o serviço e criou filas nas portas das agências, com clientes em busca de encomendas. Questionada pelo G1 sobre a melhor forma de proceder com entregas em atraso, a empresa recomenda que os clientes se dirijam às unidades para a retirada de objetos postais apenas quando constar no sistema de rastreamento a mensagem “Aguardando retirada”.

"O acompanhamento do objeto pode ser feito pelo site www.correios.com.br. Ao rastrear a encomenda, o cliente pode verificar se há ou não atraso", diz nota. "Situações pontuais, quando reportadas à empresa por meio dos canais oficiais de relacionamento, são prontamente averiguadas e solucionadas."

Os Correios indicam ainda que clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios. O G1 tentou contato pelo telefone, mas a ligação caiu antes do atendimento pessoal.

Os Correios negam que as dificuldades no atendimento telefônico sejam efeito da greve e afirma que, para "preservar a saúde de seus empregados, a empresa está atuando com força de trabalho reduzida devido à iniciativa de redirecionar aqueles classificados como grupo de risco para o trabalho remoto."

 

Adesão à greve

 

Segundo os trabalhadores em greve, a adesão foi de 30% do contingente, limitados por uma determinação judicial para que a parcela restante mantivesse os serviços de entrega. Para os Correios, ingressaram no movimento menos de 18% dos empregados da área operacional e, segundo o sistema de monitoramento da empresa, os números apresentam variação diária.

Os Correios dizem ainda que puderam manter os serviços por meio de mutirões, inclusive aos fins de semana e feriados.

Fim do imbróglio

 

A resolução do conflito vai ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que julga a procedência das reclamações dos trabalhadores na próxima segunda-feira (21).

Liderados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os funcionários colocam-se contra o fim do acordo coletivo da categoria, que reduziu benefícios trabalhistas. Segundo a federação, a renda de trabalhadores chegou a cair 40% desde 1º de agosto e os Correios se negam a negociar. (Veja abaixo a linha do tempo)

Foram 70 cláusulas do acordo coletivo que deixaram de valer ou foram reduzidas, como a extinção dos 30% de adicional de risco, diminuição da licença maternidade de 180 para 120 dias e retirada do auxílio para filhos com necessidades especiais.

Por outro lado, a empresa diz que os sindicatos insistem em uma proposta "imprudente", incompatível com a situação econômica do país. O enxugamento de benefícios, diz a estatal, geraria economia de R$ 800 milhões ao ano, justificada pela necessidade de recuperar prejuízo de R$ 2,4 bilhões acumulados em gestões passadas.

Fim do imbróglio

 

A resolução do conflito vai ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que julga a procedência das reclamações dos trabalhadores na próxima segunda-feira (21).

Liderados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os funcionários colocam-se contra o fim do acordo coletivo da categoria, que reduziu benefícios trabalhistas. Segundo a federação, a renda de trabalhadores chegou a cair 40% desde 1º de agosto e os Correios se negam a negociar. (Veja abaixo a linha do tempo)

Em 2019, os Correios registraram lucro líquido de R$ 102,1 milhões segundo balanço divulgado em junho deste ano. O resultado ficou 36% abaixo do lucro de R$ 161 milhões obtido em 2018, mas foi o terceiro ano seguido de resultados no azul após quatro anos de prejuízos.

 

"A transformação da cultura de consumo global aponta para uma urgente necessidade de adaptação e inovação, o que requer dinheiro em caixa. Apenas investimentos inteligentes viabilizarão o posicionamento dos Correios como a melhor opção do mercado, prontos para competir em pé de igualdade com outros gigantes logísticos e, assim, garantir sua sustentabilidade", diz a empresa em nota.

 

A ministra do TST Kátia Magalhães Arruda, designada relatora do dissídio coletivo, decidirá, ponto a ponto, quais reclamações serão mantidas ou invalidadas.

Linha do tempo

 

 

  • Por que a privatização dos Correios promete ser a mais difícil do governo Bolsonaro
  • 17/8 – Funcionários dos Correios entraram em greve em todo o país. Além de ser contra a privatização da estatal, a categoria reclama do que chama de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pede que direitos trabalhistas sejam garantidos.
  • 18/8 – A Fentect afirma que 70% dos trabalhadores aderiram à greve.
  • 21/8 – O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a suspensão do acordo coletivo dos trabalhadores dos Correios a pedido da estatal. Uma liminar com esse mesmo teor havia sido concedida em 1º de agosto.
  • 2/9 – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu nova liminar em favor dos Correios para determinar que os empregados mantenham um mínimo de 70% dos trabalhadores ativos, em cada unidade da estatal, enquanto a greve continuar.
  • 11/9 – Em audiência no TST, Correios e os trabalhadores da empresa pública não chegaram a um acordo. Com isso, o dissídio coletivo da greve será julgado no próximo dia 21 de setembro.
  • 17/09 – Greve completa 1 mês, ainda sem um acordo entre as partes. Em comunicado, os Correios afirmam que menos de 18% dos empregados da área operacional aderiram à paralisação. Fentect promete carreatas de todos os estados para manifestação em Brasília no dia do julgamento das ações pelo TST.

Foram 70 cláusulas do acordo coletivo que deixaram de valer ou foram reduzidas, como a extinção dos 30% de adicional de risco, diminuição da licença maternidade de 180 para 120 dias e retirada do auxílio para filhos com necessidades especiais.

Por outro lado, a empresa diz que os sindicatos insistem em uma proposta "imprudente", incompatível com a situação econômica do país. O enxugamento de benefícios, diz a estatal, geraria economia de R$ 800 milhões ao ano, justificada pela necessidade de recuperar prejuízo de R$ 2,4 bilhões acumulados em gestões passadas.