CORONAVÍRUS

O QUE É?
Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentes registrados na China e em outros países. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em idosos e em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações.

COMO SE TRANSMITE?
A transmissão ocorre através de contato próximo com pessoas infectadas por meio do espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico e contato com superfícies contaminadas.

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

MEDIDAS DE PRECAUÇÃO PADRÃO

Devem ser adotadas por todos, a fim de se evitar a contaminação e transmissão do vírus:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, etc, e após tossir ou espirrar. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal.
– Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas.
– Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço ao tossir ou espirrar. Evite usar as mãos. E se usar, lembre de lavar bem com água e sabão.
– Sobre o uso de máscaras: no momento, não há recomendação para o seu uso pela população geral, mas apenas para quem estiver com suspeita da infecção pelo COVID-19.

As medidas de saúde para proteção e controle da infecção humana pelo Covid-19 estão sendo construídas à medida que a Organização Mundial de Saúde consolida as informações recebidas dos países afetados e novas evidências técnicas e científicas são publicadas.

Abaixo, estão listados os links de Órgãos Oficiais com as informações atualizadas pertinentes ao assunto.

https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus
https://covid-19.campinas.sp.gov.br/
https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
https://coronavirus.saude.gov.br/
https://news.un.org/pt/

E SE APARECEREM SINTOMAS?

CECOM disponibiliza para membros da comunidade Unicamp (docentes, alunos e funcionários) atendimento médico nas situações de agravo agudo à saúde (Pronto Atendimento), sem necessidade de agendamento prévio.
O atendimento está ocorrendo de segunda à sexta-feira das 7 às 17h30min, priorizando-se usuários com sintomas respiratórios e, dentro deste grupo, preferencialmente os profissionais da área de saúde.
Ao chegar à recepção, retire uma senha, coloque a máscara disponível no local, e dirija-se imediatamente a um dos atendentes.

Dúvidas relacionadas à saúde podem ser esclarecidas através do telefone (19) 3521-7400.
Outras questões referentes ao enfrentamento da pandemia pela universidade, podem ser direcionadas ao e-mail: coronavirus@unicamp.br