Em 5 junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. O intuito era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.
Quase 50 anos depois, a temática continua em alta. Por isso, a vertente ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) promove várias iniciativas com a temática poluição do ar. O grupo lançou um site especial, um mapa interativo de eventos e um desafio digital de comprometimento para chamar a atenção para este problema, classificado como “evitável, mas que demanda ações urgentes e imediatas”.
A ONU desafia cidadãos a postarem fotos e vídeos tampando o rosto e a boca nas redes sociais. O intuito é pedir para líderes mundiais iniciativas para um ar mais limpo. Os rostos podem ser cobertos com lenços, máscaras de ar ou itens criativos que façam referência à poluição do ar.
No dia 5, cada pessoa deverá postar foto ou vídeo para assumir um compromisso em reduzir a poluição do ar e marcar três pessoas ou empresas para seguir o exemplo. A ONU recomenda utilizar as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr e marcar a @ONUMeioAmbiente.
O site especial apresenta uma linha do tempo do Dia Mundial do Meio Ambiente, com dados sobre poluição do ar, um teste de conhecimento, além de publicações e uma série de reportagens. Estão disponíveis também guias práticos com soluções para a poluição do ar. Já no mapa interativo, pode ser cadastrado qualquer evento que busque promover um ar mais limpo.