O que esperar de 2025?
 
É o ano da COP no Brasil. Mas o que esperar dela e de soluções reais que a cúpula sobre clima pode trazer? A Henvix esteve em Dubai em 2023, acompanhou as discussões, mas o que marca é que ainda há pouca ação para muita conversa. Medidas efetivas de enfrentamento ao desmatamento, seca, projetos de estruturação das cidades, tudo segue em ritmo muito lento para a aceleração da distribuição da natureza.
 
 
 Além disso, o crédito de carbono é uma solução efetiva que poderia ser mais utilizada e não é. Créditos de carbono são um efeito da finitude ou diminuição de emissões de gases de efeito estufa explica. “Um crédito de carbono é o mesmo que a evitar a emissão de uma tonelada de CO2 na atmosfera. Para gerar este benefício, o projeto precisa estar registrado em um programa que gere uma base para o crédito". Em letras claras. Paramos de produzir ou diminuímos a produção com produção do gás e assim geramos o chamado crédito de carbono. Limpando o ar. 
 
A empresa que instituir um projeto com especialistas contribui para a preservação do meio ambiente;
Coopera para atingir metas de não emissão de dióxido de carbono;
É capaz de movimentar a economia de países que optaram por fazer parte do mercado de carbono, além de incentivar práticas mais sustentáveis
 
E assim, cada tonelada de carbono compensado equivale a 1 crédito de carbono. 
 
O ano de 2025 está fechando seu primeiro trimestre, e temos a esperança de que finde com melhores resultados que 2024 e perspectivas para 2026.
 
Vinícius Oliveira, Engenheiro Florestal e Diretor da Henvix Ambiental no Brasil