Chove forte em Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (24). Segundo a Defesa Civil da capital, pancadas “extremamente fortes” atingem algumas regionais da cidade (veja mapa). Com isso, o órgão emitiu um alerta de inundações válidos para as regiões Oeste e Barreiro.

A Defesa Civil fechou duas avenidas em Belo Horizonte por conta do risco de transbordamento de rios.

Nesta sexta-feira, algumas regionais de Belo Horizonte já receberam mais de 100 mm de chuva. A maior média foi registrada no Barreiro, com 154 mm.

Na Vila Bernadete, no Barreiro, um deslizamento de terra, no início da noite dessa sexta-feira (24), soterrou seis casas e deixou ao menos sete vítimas. Dois corpos já foram encontrados e sete pessoas ainda estão desaparecidas. 

Em Betim, outro deslizamento de encosta provocou a morte de mais quatro pessoas, na madrugada deste sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a terra atingiu duas casas. Em um dos imóveis estavam um casal e uma criança, e na outra casa um homem estava sozinho. 

As primeiras mortes ocorreram em Ibirité, na Grande BH, na tarde dessa sexta-feira, dia de maior índice de chuva já registrado nos últimos 100 anos na Grande BH. Uma mãe, de 25 anos, e seus dois filhos, de 6 meses e 6 anos, morreram soterrados após a casa deles desabarem.

No último balanço divulgados pelo Corpo de Bombeiros, 2.554 pessoas estavam desalojadas e 787 desabrigadas. 

 

Acumulado de chuvas (mm), em 24/01/2020, de 0h até 19h.

Venda Nova – 73.4

Pampulha – 76.6

Nordeste – 81.0

Norte – 69.8

Leste – 94.8

Noroeste – 91.4

Oeste – 104.2

Barreiro – 154.6

Centro-Sul – 124.2

Fonte: Defesa Civil De Belo Horizonte.