Uso de maquinário de qualidade e controle minucioso da pulverização se tornaram estratégicos para a agricultura / Divulgação

Plantas invasoras, pragas e doenças estão entre os principais desafios enfrentados pelo produtor rural para garantir a produtividade e lucratividade de sua lavoura. Além de herbicidas, inseticidas e fungicidas, o uso correto de nutrientes é tarefa chave para você assegurar a produtividade. Só que isso pesa no bolso. Com o aumento dos custos de insumos, garantir que os mesmos atinjam o alvo no momento certo e na quantidade certa faz toda a diferença.

Para tornar mais séria a questão, o agricultor ainda precisa ficar atento aos cuidados com a sustentabilidade ambiental. Por isso, o uso de máquinas com tecnologia que garanta a qualidade da aplicação dos defensivos agora é questão estratégica na produção de alimentos.

A eficiência nessa etapa do ciclo produtivo depende de inúmeros fatores: climáticos, relacionados à cultura, ao tipo e às características dos insumos e também a escolha e manutenção correta dos pulverizadores e pontas de aplicação. É necessário, entre outros aspectos, investir em máquinas com tecnologia para medir, calibrar, gerenciar e melhorar a aplicação, evitando sobreposições, desperdícios de insumos, atrasos na aplicação (que muitas vezes provoca perdas significativas na lavoura) e custos excessivos com combustível.

Em resumo, o produtor precisa usar o insumo certo, na quantidade certa, aplicada no momento correto e na posição correta.

E como fazer isso? Como planejar toda essa operação, dispondo de dados altamente confiáveis e ganhando a chance de tirar o máximo do potencial dos equipamentos e, consequentemente, o máximo em termos de rentabilidade da sua lavoura? Como identificar as oportunidades de redução de custos de insumos para diminuir os erros dos operadores?

 

Correção dos erros em tempo real

 

Hoje, isso já é possível, e o que é ainda melhor: toda a tecnologia necessária está disponível em uma única plataforma na palma da mão, acessível de qualquer lugar e a qualquer momento. É o Operations Center, um produto da John Deere, multinacional de máquinas e implementos agrícolas sempre comprometida com a inovação na agricultura. Trata-se de uma plataforma online que integra os dados de máquina, operação e agronômicos, incluindo toda a cadeia agrícola e a transferência de informações entre parceiros de negócio.

Com o Operations Center, você pode, por exemplo, evitar sobreposição de insumos na pulverização quase instantaneamente. Além de colocar o insumo certo, no local certo, o produtor gerencia a qualidade de toda a operação de aplicação em tempo real, identificando a necessidade de ajustes que garantam a melhor qualidade da operação. As soluções em agricultura de precisão integradas pela plataforma permitem, além de minimizar a fadiga do operador graças a sistemas de fácil operação, identificar os focos de infestação e monitorar o desenvolvimento da planta.

A Taxa Variada GreenStar™, por exemplo, permite aplicação de insumos com doses variáveis, garantindo a quantidade correta, e, dessa forma, reduzindo custos com insumos e ajudando a cultura a atingir o seu potencial máximo de produtividade.

O piloto automático impede o pisoteio da cultura, reduzindo danos e perdas de produção por amassamento. Os pulverizadores John Deere trazem versatilidade e durabilidade, que aliadas à qualidade de aplicação garantida pela tecnologia embarcada nas máquinas, trazem economia, produtividade e lucratividade ao agricultor.