Marketing digital é um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza online, através da internet e dos meios digitais.

Ela adota práticas de promoção de produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para que estes cheguem aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Esta é uma ferramenta bastante utilizada na atualidade pelas empresas para divulgar e comercializar produtos e serviços, pois além de poder conquistar novos clientes, ela melhora a capacidade de relacionamento da empresa com seus públicos.

O marketing digital se difere do marketing tradicional pela utilização de várias ações e métodos nos canais online, que permitam a análise de resultados em tempo real.

As estratégias então precisam ser pensadas sempre visando em um objetivo a ser alcançado e a partir daí é que se define o melhor canal digital a ser utilizado para atingir este objetivo.

O diferencial do marketing digital é a possibilidade de um tratamento mais singular e direto com o cliente, compreendendo suas necessidades e buscando sempre satisfazê-lo da melhor maneira.

Um bom exemplo de marketing digital são as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, que conseguem atingir grande parte da população mundial em pouco tempo.

A simplicidade, a rapidez na execução e o poder de liberdade do usuário nas redes sociais impulsionaram a estratégia do marketing digital neste meio, que as empresas passaram a investir cada vez mais na criação de um canal de comunicação direta com o cliente, as chamadas fan pages, as páginas de negócio.