Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o motivo da exoneração de mais de 60 assessores parlamentares, a maioria lotada no gabinete da liderança do governo, continua sem explicações oficiais nesta segunda-feira (7). As dispensas foram publicadas no Diário do Legislativo deste sábado (5).

O presidente da ALMG, o deputado Adalclever Lopes (MDB), que assinou os atos que determinaram as exonerações, não foi encontrado nesta tarde para comentar o assunto. A assessoria da Casa também informou que não vai se posicionar.

G1 foi até o gabinete do líder do governo, Durval Ângelo (PT), mas foi informado que ele estava em atividades externas. Em um áudio divulgado pela assessoria, o deputado disse que não vai se manifestar sobre as dispensas até a reunião do plenário desta terça-feira (8).

“A única coisa que eu tenho a dizer é o seguinte. O Adalclever Lopes, presidente da Assembleia, sempre foi um bom aliado do governo, nestes três anos e meio, o sucesso do governo no processo legislativo na Assembleia teve a presença do presidente Adalclever Lopes. E, além do mais, nós temos 24 anos de caminhada com o MDB em Minas Gerais”, disse. Ele acrescentou que, neste momento, é preciso se construir pontes para resgatar essa trajetória.

A reportagem tentou ainda um posicionamento de outros deputados petistas. O líder do Bloco Minas Melhor, André Quintão (PT), preferiu não falar sobre as exonerações.

O primeiro secretário da mesa da ALMG, Rogério Correia (PT), disse que não pode comentar sobre os motivos que levaram às dispensas porque não conversou com Adalclever Lopes. “Não exonerei e não participei desse processo. Desse assunto, não sei”, disse.

O governo disse em nota que "não comenta assuntos administrativos do Poder Legislativo".

Clima na Assembleia

 

Um dos assuntos que prometem movimentar a semana no Legislativo mineiro é a análise pela mesa da Assembleia das questões de ordem que levaram à suspensão da tramitação do pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel (PT).

Quando a denúncia foi aceita, o líder do governo disse que foi surpreendido pela atitude da presidência. Durval ainda reconheceu “que o relacionamento não está bom” entre Adalclever Lopes e algumas secretarias do governo do estado.