Em apresentação realizada na manhã desta terça-feira (4), em Porto Alegre, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) projeta que a retomada da economia brasileira ganhará fôlego no próximo ano. Conforme a entidade empresarial, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá subir 2,8% em 2019. A estimativa foi divulgada durante balanço anual promovido pela entidade. 

Para a Fiergs, o desempenho da economia em 2019 poderá ser estimulado pela confiança de investidores no futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL) pela agenda de reformas prometida durante a campanha presidencial. Além disso, a entidade lembra que o próximo ano é considerado “típico” pelo fato de não ter eventos como eleições e Copa do Mundo. 

Economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes, avaliou que, caso o futuro governo não consiga avançar na agenda de reformas e o cenário internacional trouxer turbulências, o crescimento econômico será abalado. Se isso ocorrer, a alta de 2,8% cairá para 1,6%, aponta a entidade. 

Por outro lado, no cenário mais otimista citado pela Fiergs, com implementação “rápida” de reformas e melhora no quadro fiscal, o avanço poderá saltar para 3,6%. 

Para o Rio Grande do Sul, a entidade projeta crescimento do PIB de 2,4% em 2019 no horizonte base. No quadro mais pessimista, o avanço cairá para 1,2%. No mais otimista, passará para 3,8%.

Projeções do balanço anterior 

Em dezembro do ano passado, a Fiergs projetou que o PIB brasileiro cresceria 2,7% em 2018, variando de 1,8%, no pior cenário, a 3,2%, no melhor. As estimativas foram abaladas pelo desempenho aquém do esperado para a economia desde janeiro. 

A previsão mais recente de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central é de que o PIB fechará o ano com avanço de 1,32%. 

Em 2017, a Fiergs também estimou alta de 2% para a economia gaúcha, com possibilidade de flutuação entre 0,8% e 3,2%.