O nosso corpo está interligado ao cérebro e ele controla tudo. Se o emocional de uma pessoa não está bem, ela pode desenvolver diversas doenças e podem se agravar caso a verdadeira causa não seja curada. Geralmente os sintomas são físicos, mas não se chega a uma conclusão médica. Não se trata de fingimento, nem de showzinho pra chamar atenção, a pessoa realmente sente todos os sintomas, porém não tem explicações médicas. Essas doenças são chamadas de Doenças psicossomáticas ou doenças Psicológicas. As doenças psicossomáticas, apesar de causar sintomas físicos, suas origens não serão diagnosticadas em exames clínicos. Os sintomas são inexplicáveis e sem causa aparente. E essas doenças não serão curadas com medicamentos, os sintomas podem até ser amenizados com relaxantes musculares e paliativos, mas não promoverão a cura. Isso porque nossos sentimentos, somatizam no corpo com dores e sintomas diversos.

 

            As causas das doenças psicossomáticas são as emoções afetadas por traumas provenientes da infância que podem ser potencializados na fase adulta com pressão no trabalho, luto, perdas amorosas, problemas financeiros, rejeição, culpa, medo, sentimento de injustiça, de desamparo e outras possíveis causas que abalam o emocional e assim somatizam no corpo. As doenças podem ser diversas, desde dores de cabeça recorrentes, dores de garganta, ouvido, perda de voz, rinites, alergias, doenças na pele, fibromialgia (dores no corpo), desarranjo intestinal e outras… É importante ficarmos atentos em sintomas como coração acelerado, respiração curta, palpitações, enjoo, sufocamento sem causas, aperto no peito, cefaleias, manchas pelo corpo, sensação de nó na garganta, dentre outros, todos esses sintomas podem ser sinais de doenças psicossomáticas e precisam de atenção.

 

            Sigmund Freud o pai da psicanálise cita em sua obra, uma paciente chamada Anna O.  Uma jovem de 21 anos, que adoeceu quando cuidava de seu pai, mas quando ele veio a óbito de um abscesso tubercular, a doença de Anna se agravou. Tudo deu início com uma tosse intensa, mas foram aparecendo vários outros sintomas físicos. Vez ou outra ela ficava cega, surda e falava com dificuldade, não conseguia engolir alimentos chegando a ficar temporariamente paralítica. O fato é que em exames nada era diagnosticado. Somente pela terapia psicanalítica, foi descoberta a real causa destes males terríveis. Tudo fruto de um trauma da infância, relacionado exatamente com o pai. Claro que essas vivências estavam recalcadas (esquecidas) e não podiam ser lembradas naturalmente, mas em análise Freud desvendou o mistério e a tratou.

 

            Só é possível a identificação de doenças psicossomáticas através de profissionais capacitados, médicos quando na falta de identificação de causas físicas através de exames, trabalham em conjunto com um psicanalista clínico ou um psicólogo para identificar as causas e tratá-las.       

            Este tratamento consiste em psicoterapia e se necessário o uso da medicação; o psicanalista encaminhará o analisando ao psiquiatra, que fará então a prescrição da medicação. O uso da medicação fará com que o paciente tenha mais facilidade para lidar com sua demanda até que a situação seja resolvida em terapia.

Percebendo algo parecido com o relatado nesse artigo, não deixe de procurar ajuda. Procure um psicanalista e deite logo no divã.

 

Osvaldo José

Psicanalista Clínico

Soc. Psicanalista Summus

de Minas Gerais

RPS-MG : 2015.908.762

 

Redes Sociais

Instagram @osvaldopsicanalise

Fb/osvaldopsicanalise

Site: www.osvaldojose.com.br