Um avião da operadora Air India Express se partiu em dois após derrapar na pista durante o pouso no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave carregava 191 passageiros e há ao menos 16 mortos e mais de 100 feridos entre os destroços.

A empresa aérea confirmou que os dois pilotos do Boeing 737 estão entre os mortos já identificados são eles o capitão Deepak Sathe e Akhilesh Kumar. Segundo o governo indiano, duas equipes desembarcam em Calicute na madrugada deste sábado (8) para investigar as causas do acidente.

Infelizmente, 16 pessoas perderam a vida. Ofereço minhas mais sinceras condolências aos parentes mais próximos e rezo por uma rápida recuperação dos feridos." – Hardeep Singh Puri, ministro da Aviação Civil

 

Uma emissora de televisão da capital Nova Déli e o jornal "The Times of India" já falam que o número de mortos chegou a 17 e a publicação "The Hindu" diz que são 20 os mortos. Números que não foram confirmados pelo governo indiano.

Informações oficiais dizem que há ao menos 15 feridos "em estado crítico". O aeroporto de Calicute está fechado e todos os voos foram desviados para o aeroporto de Kannur, a 100 km do local. Todos os passageiros já foram retirados dos escombros, segundo o governo indiano.

aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após ultrapassar a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto.

Voos comerciais estão proibidos na Índia desde o início da pandemia de coronavírus e segundo as autoridades locais, o voo tinha como objetivo repatriar cidadãos indianos que estavam fora do país.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

 

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade", disse ele à emissora NDTV. "Isso é realmente devastador."

 

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais. A operadora Air India Express, é um braço low-cost (de baixo custo) da Air India, maior companhia aérea do país.

Mapa mostra rota do avião que se acidentou ao chegar em Calicute — Foto: Aparecido Gonçalves/G1

Mapa mostra rota do avião que se acidentou ao chegar