Voltou a chover forte sobre a Grande Belo Horizonte na noite da sexta-feira, 24 de janeiro. Na cidade de Belo Horizonte, em apenas 2 horas, entre 19 horas e 21 horas, choveu 71,4 m na região de Cercadinho e  60,8 mm na região da Pampulha, segundo o INMET. No mesmo período caíram 45 mm sobre Florestal (Grande BH).
 

Ainda existe risco de chuva forte 

A situação ainda é muito preocupante em relação à chuva sobre Minas Gerais. Infelizmente a Grande Belo Horizonte, e a maioria das regiões mineiras, ainda está sujeita a chuva forte entre a noite da sexta-feira, 24, e o fim da manhã do sábado, 25 de janeiro. 

Por volta das 22 horas da sexta-feira, as imagens captadas pelo satélite GOES 16 ainda mostravam áreas de nuvens bastante carregadas avançando de Goiás e do oeste de Minas Gerais para o centro de Minas Gerais. Não se pode descartar que  parte destas nuvens passem sobre a Grande Belo Horizonte. Ainda há condições para chuva moderada a forte. 

 

Quando a chuva vai diminuir sobre a Grande BH?

expectativa é de que as áreas de instabilidade sobre Minas Gerais enfraqueçam no decorrer da tarde deste sábado, 25. Mas isto não significa que a chuva vai parar de vez. A previsão é de diminuição da intensidade da chuva sobre Grande Belo Horizonte. 

No domingo, 26 de janeiro, as áreas de instabilidade devem enfraquecer um pouco mais e a expectativa é de que a chuva diminua de intensidade e já não seja generalizada, como nas últimas 48 horas. 

É possível que já ocorram períodos com sol durante o domingo na Grande BH e na maioria das regiões de Minas Gerais, mas ainda poderá chover forte especialmente sobre o Vale do Rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e sobre o Noroeste Mineiro.

Ainda tem previsão de pancada de chuva para todas as regiões de Minas Gerais na segunda-feira e que podem ser moderadas a fortes. O sol aparece e a espera-se que chova em vários locais só à tarde e à noite.