O presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, declarou nesta quarta-feira (12), após se reunir com o presidente eleito Jair Bolsonaro, que "as coisas estão caminhando" para o partido integrar oficialmente a base de apoio do futuro governo no Congresso Nacional.

 

Após reunião da bancada do DEM com o presidente eleito, no gabinete de transição em Brasília, ACM Neto afirmou a jornalistas que reunirá a comissão executiva nacional do partido para definir “um eventual apoio formal e uma condição de integrar a base do governo”.

O DEM é um dos partidos que formam o bloco conhecido como "centrão". O partido apoiou o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e liberou os filiados no segundo turno. ACM Neto, contudo, declarou apoio pessoal a Bolsonaro na disputa contra o petista Fernando Haddad.

O DEM tem 42 deputados no momento e elegeu 29 para a legislatura que terá início em fevereiro de 2019. No encontro desta quarta, além de ACM Neto, participaram deputados e senadores do partido. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, filiado ao DEM, não esteve na reunião.

O DEM terá ministros no futuro governo de Bolsonaro: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde). ACM Neto, no entanto, atribuiu as escolhas a Bolsonaro e não a indicações partidárias.

 

Reunião da executiva

 

 

A reunião da executiva não teve data marcada, em razão das agendas de final de ano. É possível que o encontro ocorra no início de 2019, segundo ACM Neto.

Questionado sobre qual posição defenderá, o presidente do partido, que também é prefeito de Salvador, respondeu que as conversas caminham no sentido de fechar o apoio.

“As coisas estão caminhando para isso, está certo? Todo momento tem sido de troca de ideias, de aprofundamento do conhecimento dessa agenda do governo", disse.

"Nós não podemos esconder que o partido tem satisfação pelo fato de ter três de seus membros integrado o primeiro escalão, nós não indicamos, foi uma escolha do presidente, mas são ministros altamente qualificados, isso também gera um ambiente muito positivo com o Democratas”, afirmou.