Nossos sentimentos sempre nos mostram que somos incapazes de viver livres da culpa nossa de cada dia. Todos nós sofremos com sentimentos de culpa em algum momento da vida e muitos durante toda a sua existência.   

Este fato tem enchido os consultórios de pessoas, que geralmente não são responsáveis diretas das situações ocorridas. Mas mesmo assim, sentem-se culpadas. E sendo passageira ou não, a culpa nos aprisiona e nos submete a dor e sofrimento emocional. Isso ocorre devido nossos registros infantis e recalques (memórias esquecidas), que nos levam a um lugar de dependência e de obrigação com o outro. Trata-se de um processo psíquico, e raramente o indivíduo irá perceber isso sozinho. 

A culpa pode surgir por inúmeros fatores, a posição dentro um relacionamento conturbado, uma palavra dita que não conseguimos reparar, um objetivo não alcançado e muitos outros.  Tudo isso pode nos levar à uma busca constante por aprovação e reconhecimento.

O fato é que esse sentimento apenas vem sendo repetido, pois sua origem é a vivência da infância. Não somos capazes de voltar o tempo para consertar ou mudar nossa história, mas podemos nos autorizar a viver e sermos donos da nossa vida e escolhas. Com tantos registros gravados em nossa mente, nos sentimos perdidos para caminhar sem sofrer e sentir culpa.

 

Mas existem algumas posturas que podem nos ajudar a minimiza-los. Sempre podemos recomeçar!

 

Autoconhecimento

O controle do que pensamos não é uma tarefa fácil. Descobrir quem realmente somos e o porque somos assim é uma tarefa árdua. O auto conhecimento nos ajuda a lidar melhor com os pensamentos e sentimentos que temos e sempre teremos. Os sentimentos e pensamentos não acabam, mas eu posso apreender a reconhecê-los e lidar com eles. Porém é praticamente impossível sozinho (a). A psicanálise tem essa finalidade de levar o indivíduo ao autoconhecimento e libertação de suas prisões interiores. Aprender a me conhecer e entender as origens de meus sofrimentos me fará ter pensamentos melhores sobre mim, aumentando minha autoestima e amor próprio.

As adversidades

Não existe uma vida sem sofrimento, mas o que pode mudar é a forma como olho para os acontecimentos de minha vida. Posso me lastimar, sofrer, fugir ou posso vê-los como oportunidades de crescer, de tirar algo bom da situação. O sofrimento faz parte da vida, não podemos viver sem ele. Ele nos ensina a ser mais resilientes. A cultura da felicidade eterna não faz parte da psicanálise, sabe-se que todos em algum momento iremos sofrer, a questão é: Como vou lidar com o sofrimento? Entender que o sofrimento não é minha culpa, mas é minha responsabilidade, pode ajudar. A responsabilidade de como lidar com a adversidade, com meus medos e dores é minha, ninguém pode resignificar  por mim.

 

 Perdoar e ser perdoado

O perdão é fantástico, ele traz renovação e libertação da alma.

Mas muitos culpam a si mesmos por coisas que o outro nem se lembra. Algumas ocorrências são fruto do nosso sentimento e nem chega a afetar o outro. Nesse caso, guarde apenas para você. É comum as pessoas quando submetidas a auto avalição, serem mais cruéis com elas mesmas, que com o outro. O sentimento de culpa nos leva a um pensamento de não merecer e precisar ser punido.  Assim muitos punem a si cruelmente para se sentirem redimidos.

Outras vezes a culpa existente por algo que realmente tenha feito, e se faz necessário o pedido de perdão a um terceiro. Mas não tenha medo de ser rejeitado, sendo aceito ou não, você se sentirá melhor após se retratar. Seu alivio não depende do outro, depende apenas de você. O perdão tem poder terapêutico mesmo que o outro não aceite.

Respeite o tempo do outro, pode ser que ainda não se recuperou. E a convivência poderá ou não acontecer, isso dependerá de ambos.

 

Viva o presente

O passado não pode definir nossa vida. Talvez tenhamos feito más escolhas, sofremos e nos sentimos culpados. Mas e agora o que fazer? Posso ficar preso ao passado ou posso seguir adiante. Isso é minha responsabilidade, ninguém pode escolher por mim. A culpa é fruto do passado, desapegue do passado e a culpa ficará com ele, onde deve ficar. Entenda que os erros do passado, te trarão melhores escolhas, para não os repetir. Cuide de você, cuide de sua alma e mente.

Percebendo algo parecido com o relatado nesse artigo que tenha dificuldade de lidar, não deixe de procurar ajuda. Procure um psicanalista e deite logo no divã.

 

Osvaldo José

Psicanalista Clínico

Soc. Psicanalista Summus

de Minas Gerais

RPS-MG : 2015.908.762

 

Redes Sociais

Instagram @osvaldopsicanalise

Fb/osvaldopsicanalise

Site: www.osvaldojose.com.br

osvaldopsicanalise@gmail.com

Caro leitor você também pode participar destes artigos,poderá enviar sua sugestões de temas para o e-mail do Psicanalista Osvaldo José.